sexta-feira, 22 de outubro de 2010

“Com o crescimento econômico, cai a migração do Nordeste para o Sudeste”

Período: 05/10 a 11/10
Título:Com o crescimento econômico, cai a migração do Nordeste para o Sudeste”

Resumo:

A quantidade de nordestinos que migra para o sudeste teve uma grande queda, comparado com o que era observado na década de 90.

 

Crítica:

A partir do século XX, mais especificamente, após a crise de 1929, a industrialização no sudeste teve um grande crescimento, por conta do declínio nos lucros vindos do café.

 Essas indústrias eram concentradas principalmente em São Paulo, o que induziu muitas pessoas de outros estados a se deslocar para essa região, em busca de emprego e melhores condições de vida. Como os trabalhadores não possuíam especialização, muitos não eram admitidos e permaneciam miseráveis e sem condições financeiras de voltar para casa.

Nessa época, a população que mais migrou foi a nordestina, porém de uns tempos para cá esses dados mudaram.

Por que será que o número de nordestinos em direção ao sudeste diminuiu?

Um dos fatores foi o início de uma descentralização, ocorrida na década de 70, com a construção de hidrelétricas no nordeste, possibilitando a instalação de indústrias na região, além dos incentivos fiscais, promovendo a isenção ou redução de impostos como forma de incentivar os grandes empresários. Isso gerou mais empregos, melhorando o poder de compra dos nordestinos e trouxe mais desenvolvimento à região.

 Outro recente acontecimento, que também pode estar ligado a diminuição da migração nordestina é a implantação do Bolsa família como incentivo  a permanência em sua própria cidade, já que o nordeste é a região com maior número de pessoas beneficiadas pelo programa. Com isso, até quem está no sudeste deseja voltar para o nordeste, pois com o complemento do Bolsa família, se torna mais vantajoso permanecer na região, pois apesar do salário ser menor, em casa, os trabalhadores terão menos gastos com moradia, transporte e, entre outros, além da proximidade da família.

Porém, a pergunta que nos vem à cabeça é: Essa permanência dos Nordestinos em sua região é boa ou ruim?

Para os nordestinos é uma evolução, pois eles não saem do conforto de suas casas e recebem o desenvolvimento em sua região.

Mas os empresários paulistas já não podem dizer o mesmo, pois eles estão percebendo que a mão-de-obra, principalmente na construção civil, está se tornando escassa. Eles pensam em suprir essa necessidade com trabalhadores estrangeiros, porém isso traria gastos com treinamentos, além da dificuldade por conta da diferença de linguagem.

Com a descentralização industrial tem se observado o começo de uma distribuição de renda. Será que algum dia chegaremos perto do ideal?


Clique na imagem para ampliar

assista ao video referente a migração de nordestinos apresentado no jornal da gazeta  no dia 21/09/2010

Um comentário:

  1. SOCIEDADE 3ºB : O que seria o ideal ? Seria ter industria por todo o país, proporcionando mão de obra a todos ? Acho que a descentralização industrial não é responsável por todo o ideal, pois mesmo que promova emprego, se não tiver um bom ensino e recursos para a população, o serviço por lá gerado será em cima de mão de obra barata !

    ResponderExcluir