sábado, 9 de outubro de 2010

“Sucessor de Lula herdará 'moeda mais valorizada do mundo', diz WSJ”



Período: 28/09 a 04/10/2010
Título: “Sucessor de Lula herdará 'moeda mais valorizada do mundo', diz WSJ”

Resumo:
O jornal americano, Wall street journal, publicou uma reportagem falando da valorização da moeda brasileira. Questionando a posição do próximo governo perante essa ameaça à economia.

Crítica:
A valorização ou desvalorização da moeda funciona como a lei da oferta e da procura, quanto mais dólar circulando, menor será seu valor, valorizando assim o real, ou vice-versa, por isso, costuma-se dizer que o próprio mercado é responsável pelo controle da moeda, mas existe um outro órgão auxiliar, com grande influencia: o governo.
Temos como exemplo a Petrobras, que atualmente esta em uma forte campanha de capitalização, promovendo a venda de ações. Grande parte dessas ações foi comprada pelo governo, porém, outra grande parcela foi adquirida por estrangeiros adeptos ao dólar. Portanto, essa atividade pode ser considerada uma das responsáveis pela desvalorização do dólar e valorização do real, uma vez que houve um grande aumento no acúmulo de dólar no Brasil.  
Como conseqüência, a valorização do real facilita a compra de produtos importados, o que pode gerar desvalorização do produto nacional, pois com uma pequena diferença de preço, qual produto será preferido pelos consumidores? O brasileiro ou o estrangeiro? Assim podendo afetar a economia brasileira.
Outra conseqüência é o prejuízo que os grandes exportadores terão, pois o dinheiro recebido em dólar, ao ser trocado pelo real, terá praticamente o mesmo valor, diminuindo assim seus lucros.
Mas como deter a alta do real? O governo já está tomando medidas para conter o fortalecimento da moeda. Existem duas maneiras de conter tal crescimento, a primeira consiste em promover medidas de protecionismo, como aumentar impostos para empresas estrangeiras que querem investir ações no país, assim diminuindo o número de dólar em circulação, para que dessa forma o real seja desvalorizado, outra solução está na ação do governo em investir na compra de dólares e mantê-los fora de circulação, com a escassez do dólar a disponibilidade de real será maior, e assim a moeda americana voltará a ser mais valorizado que o real.
 Além disso, outro motivo que incentiva o governo a proteger os latifundiários é a sua participação como base da economia brasileira, pois os lucros gerados a partir das exportações são utilizados como pagamento da dívida externa do país.
O fato é que o objetivo das medidas tomadas pelo governo é regular a situação da atividade exportadora do país, mas será que, em algum momento, os interesses e possíveis benefícios à população de baixa renda serão levados em consideração?
  Como em todos os aspectos, o ideal seria o equilíbrio entre as moedas, para que as oportunidades de desenvolvimento econômico entre os países fossem semelhantes.


3 comentários:

  1. É demorou para valorizar a nossa moeda, mas a idéia de equilibrio é boa, talvez isso ajudasse mesmo para que o desenvolvimento seja "equilibrado"

    ResponderExcluir
  2. Sociedade 3ºB : Acho que como foi dito era hora do país comprar dólares que estão circulando, pois se continuar nesse ritmo nossa economia pode quebrar, e não queremos que isso aconteça. Muita gente pode pensar que é bom valorizar o que é nosso, mas quase não sabem das consequencias que isso gera .

    ResponderExcluir
  3. Acho que tem que ser feito o que vai beneficiar o Brasil, pois nossa economia não pode ser desestabilizada.

    By: Ciência e Tecnologia

    ResponderExcluir