sexta-feira, 22 de outubro de 2010

"Produto importado representa 1/5 do consumo nacional"

Período: 12/10/2010 a 19/010/2010
Título: "Produto importado representa 1/5 do consumo nacional"

Resumo:
 A indústria brasileira está perdendo espaço para as importações, já que o consumo de produtos importados obteve um aumento representativo perante o que é consumido no país.

Crítica:
 Em 2008 houve uma crise mundial que afetou praticamente todos os países, porém o Brasil não foi tão afetado.
Um dos países afetadoscom a crise foi os EUA, e com isso, até hoje ele ainda sofre conseqüências. A principal forma encontrada para se recuperar foi aumentando suas exportações , e por isso seu principal alvo foi o Brasil.
Por que há esse grande interesse da parte dos EUA em exportar para o Brasil?
Esse interesse deve-se a atual valorização da moeda brasileira, mas não é apenas os EUA que tem  interesse em exportar para o Brasil, outro país que também demonstra interesse é a China, pois com o aumento da moeda brasileira,ocorreu consequentemente uma queda nas moedas estrangeiras e com isso suas exportações diminuíram para países adeptos ao dólar ,como os EUA.
Desde então, com tudo isso, houve um aumento nas importações feitas pelo Brasil, o que não é bom para o país.Por que para o Brasil não é interessante manter esse tipo de relação com países estrangeiros? Isso não valoriza a economia brasileira? Na realidade, tudo isso, geraria várias consequências negativas, como a desvalorização do produto nacional e o prejuízo à economia do país, podendo até chegar ao déficit, ou seja, o valor gasto com importações excederá ao valor arrecadado com exportações.
Afinal, a desvalorização do produto nacional estaria ligada ao estereótipo adquirido pela população de que o produto estrangeiro possui qualidade superior ou a queda nos preços dos produtos importados?


2 comentários:

  1. Digamos que uma situação boa é a valorização da nossa moeda. Por outro lado devemos ter mesmo cuidado com a quantidade de produtos que importamos, com relação ao preço, acho que pode ser citado uma notícia anteriormente postada por vocês. Sobre produtos que quebram e simplesmente você não o arruma, só compra outro. E temos que tomar muito cuidado mesmo pra não atingirmos o déficit.

    Ass: Mente Aberta - Esporte e Cultura

    ResponderExcluir
  2. SOCIEDADE 3º B : Essa idéia de que o produto de fora é melhor, é pura discriminação com o que é nacional, fomos criados numa sociedade derivada daquele país ao sul do Canadá, fazendo realmente acreditarmos que os nossos não valem a pena, e isso concerteza é um fato que destrói a imagem da nossa economia, a atitude de mudança, nesse caso, só depende da população!

    ResponderExcluir