segunda-feira, 29 de novembro de 2010

“Aumento maior do salário mínimo agora aliviaria inflação em 2012”

Período: 02/11 à 08/11
Titulo: “Aumento maior do salário mínimo agora aliviaria inflação em 2012”

Resumo:
Integrantes da equipe econômica do atual governo e participantes do grupo de transição de Dilma Rousseff acreditam que antecipar o aumento do salário pode aliviar pressões inflacionárias em 2012.

Crítica:
 Já no começo de seu governo, a atual eleita presidenta Dilma Rousseff, possui planos para um possível aumento no salário mínimo, o que estimularia muito a atividade economica brasileira, tais reajustes que eram previstos para o ano de 2012 foram antecipados, qual seria o interesse do governo em adiantar esse aumento? A antecipação no reajuste do salário mínimo se deu por conta da inflação, que até 2012 estaria muita alta, e o país não conseguiria arcar com o alto reajuste que o salário mínimo iria sofrer. Dessa forma uma medida tomada pelo governo foi dividir o aumento do salário, entre 2011 e 2012, assim não prejudicando a economia. E se pensarmos por outro lado seria cômodo para o governo de Dilma reajustar o salário em 2011, pois assim seu governo não ficaria sem reajustes salariais no ano, e também não teria sua economia afetada deixando o salário mínimo obter um grande aumento em 2012.
 Os aumentos consecutivos dos salários mínimos poderiam prejudicar as classes de trabalhadores que estão em busca de um emprego, ou até mesmo aqueles que realizam os trabalhos informais, pois no final desses dois anos o salário mínimo brasileiro estaria com um valor muito elevado, o que poderia diminuir o numero de empresas que queiram contratar com carteira assinada, assim sendo mais benéfico para as empresas possuir trabalhadores que realizam trabalhos informais, pois não irão precisar pagar o valor total do salário mínimo exigido.
E para aqueles que possuem carteira assinada não mudaria muito sua situação financeira, pois quando o país passa por um reajuste salarial, toda sua economia sofre alterações, o governo para não sair no prejuízo com a alteração salarial, aumenta sua carga tributária, e assim o país tem seus impostos elevados, prejudicando a população de baixa renda.
Para se obter um equilíbrio entre os dois lados, seria preciso que houvesse um replanejamento, para que seja possível que os brasileiros possam usufruir de seu aumento salarial.
Com todo esse progresso, o que vem à cabeça dos brasileiros, é se esse aumento instantâneo no salário é conseqüência da evolução do pais, ou tudo isso faz parte de “politicagem” ?

(clique na imagem para ampliar)

Nenhum comentário:

Postar um comentário