segunda-feira, 15 de novembro de 2010

“Brasileiros já pagaram R$ 1 trilhão em impostos em 2010”

Período: 26/10 a 01/11
Título: “Brasileiros já pagaram R$ 1 trilhão em impostos em 2010”

Resumo:
Dados mostram que já foi arrecadado no Brasil 1 trilhão de reais em impostos,valor que ,em 2009, só foi atingido em dezembro.

Crítica:
Por que a marca de um trilhão de reais em arrecadação de impostos foi atingida mais cedo que o esperado?
Isso aconteceu por conta do crescente aumento do consumo brasileiro. E como já era de se esperar, o maior prejudicado é o trabalhador de baixa renda, uma vez que já foi comprovado, por pesquisas do IPEA (instituto de pesquisa econômica aplicada) que os trabalhadores mais pobres têm uma parcela maior de seu salário destinada aos gastos com impostos, se comparado aos mais ricos.
Isso acontece porque o imposto é cobrado de duas maneiras, direta e indireta, a primeira acontece através da declaração do imposto de renda, na qual,muitas vezes, vários bens são sonegados, prejudicando assim a cobrança correta de toda a carga tributária que deveria ser paga e a segunda maneira para cobranças de impostos é arrecadada todos os dias através do consumo de qualquer produto. Essa cobrança indireta é igualmente distribuída para todas as classes sociais, fazendo com que o peso maior caia sobre o contribuinte que recebe menos, já que mesmo que ele seja isento do imposto de renda, de uma forma ou de outra contribuirá com o inchaço dos cofres públicos. 
Se o ritmo de crescimento do consumo continuar aumentando é possível que paguemos até o fim do ano 1,2 trilhões de reais, quantia que faz com que o brasileiro tenha que trabalhar, em média, 148 dias do ano somente para pagar seus pesados impostos.
Se compararmos a carga tributária de todo o mundo, o Brasil só fica atrás da Suécia e da França, porém a qualidade dos serviços públicos brasileiro é bastante inferior se comparado a esses países.
Portanto, com o aumento da arrecadação de impostos a esperança da população é que a saúde, a educação e outros serviços melhorem, porém não é o que se tem observado. Fatos como esses, levam as pessoas a questionarem: para onde está indo todo esse dinheiro?

(clique na imagem para ampliar)




Nenhum comentário:

Postar um comentário