quinta-feira, 30 de setembro de 2010

“Destino dos recursos vindos do pré-sal é ‘sagrado’, diz Lula”

Período:21/09 a 27/09

Título: “Destino dos recursos vindos do pré-sal é ‘sagrado’, diz Lula”

Fonte:site O Globo,dia 24/09/2010, http://oglobo.globo.com/economia/mat/2010/09/24/destino-dos-recursos-vindos-do-pre-sal-sagrado-diz-lula-921100023.asp 

Resumo:
 Segundo o atual presidente o fundo arrecadado através do pré-sal será investido na educação e também usado com forma de acabar com a pobreza.

Crítica:

Fonte:http://wirna.wordpress.com/2009/11/27/a-briga-pelo-dinheiro-do-pre-sal/
(clique na imagem para ampliar)
 O pré-sal é uma camada muito profunda, a cerca de 7000m abaixo do nível do mar, onde a Petrobras acredita que esteja instalada uma extensa reserva de petróleo. Por conta da grande profundidade a dificuldade e o preço para a exploração de tal reserva se torna muito elevado

.
 Portanto, a Petrobrás tem anunciado a venda de ações para arrecadar o dinheiro necessário para o investimento no pré-sal. A maior parte das ações foi comprada pelo governo brasileiro, algo muito benéfico para o país, assegurando que a maior parte dos lucros se mantenha no Brasil.
 Porém, com a proximidade das eleições e a possibilidade de mudança de partido político no poder, surge a seguinte questão: existe a possibilidade do próximo governo conceder a  permissão aos estrangeiros para exploração da camada pré-sal, como acontece com os recursos minerais, na Amazônia?
 Se tudo der certo, o problema maior será a distribuição dos fundos arrecadados pela exploração. O governo federal irá criar até uma empresa, a Petrosal, que ficará responsável por dirigir o fundo arrecadado para: a melhoria da educação, a diminuição da pobreza e inovações tecnológicas, o que a população deseja é que isso realmente funcione.
Fonte:http://fatosedados.blogspetrobras.com.br/fatosedados/?cc=1&p=4231
(clique na imagem para ampliar)
 Esse assunto já está gerando até discussões entre os estados de São Paulo e Rio de janeiro, que acreditam que possuam direito a uma maior parcela nos lucros gerados pelo pré-sal, uma vez que a região explorada, a bacia de Santos e a de campos, pertencem aos seus territórios.
 O presidente Lula afirma com toda certeza que a exploração do pré-sal será a responsável pelo fim da pobreza no Brasil, deixando assim subentendido, que os fundos serão divididos igualmente entre as regiões do país. Mas será que isso realmente acontecerá?
 Não podemos esquecer da velha frase: “Deixe o bolo crescer para depois dividir” usada por Delfim Neto na época do regime militar. Tomara que isso não se repita!

Assista ao vídeo referente a esses assunto publicado no site do Jornal nacional no dia 24/09/2010.
Fonte:http://video.globo.com/Videos/Player/Noticias/0,,GIM1343988-7823-PETROBRAS+CONSEGUE+CAPTAR+RECURSOS+PARA+EXTRAIR+O+PETROLEO+DO+PRESAL,00.html





5 comentários:

  1. Bom se ele esta dizendo...o que podemos fazer é esperar, mas não levo muita fé.

    ResponderExcluir
  2. Boa Crítica. Revejam formatação e parágrafo. Boa charge. Seria interessante o vídeo ser visualizado no próprio blog.

    ResponderExcluir
  3. Nossa espero mesmo que esse seja o fim da pobreza, e não apenas desculpa que enche as cuecas do ricos infratores, só espero que o novo ou nova presidente esteja bem preparado pra não sair vendendo nosso tesouro a qualquer um !
    Sociedade 3ºB

    ResponderExcluir
  4. Espero que isso dê certo ,pois se der o Brasil irá melhorar muito e a desigualdade social acabará.


    By: Ciência e Tecnologia

    ResponderExcluir