sexta-feira, 24 de setembro de 2010

“Agosto é o melhor mês da história em vendas de carros usados”

Período : 14/09 a 20/09/10
Título:  Agosto é o melhor mês da história em vendas de carros usados

Resumo:
 Atualmente houve um grande avanço na área automobilista através da venda de carros usados.


Crítica:
Todos se lembram que no ano de 2008 iniciou-se uma grande crise mundial que ameaçou a economia de todos os países. A medida tomada pelo governo brasileiro no setor automobilístico foi a isenção do IPI (imposto sobre produtos industrializados) para carros 0km. Mas qual seria o interesse do governo em isentar o IPI? Sua intenção era evitar que a economia do Brasil decaísse,por conta da crise,através do baixo consumo na área automobilística brasileira, e também para não haver prejuízos referente a relação do Brasil com outros países, pois com baixos índices de vendas ,as grandes empresas não se interessariam mais em instalar suas filiais aqui.
Porém, com a estabilidade da economia o imposto se restabeleceu e a dificuldade da maioria da população em adquirir um carro novo voltou.Por esse motivo as atenções voltaram-se para os carros usados.
Para suprir essa queda na venda de carros 0km as montadoras tem realizado grandes promoções proporcionando facilidades de pagamento aos consumidores.
Mesmo em meio a tantos atrativos os consumidores ainda preferem comprar automóveis usados. Mas por que eles são os preferidos? Isso acontece por conta da percepção dos consumidores. Eles observam que as vantagens oferecidas na compra de um carro novo estão apenas na forma de pagamento, e o valor final ainda continua bem mais elevado do que o de um carro usado.
Os elevados impostos cobrados pelo governo e as taxas bancárias referentes a financiamentos e empréstimos são acrescentadas pelas concessionárias no valor final do automóvel. Esses são os motivos que tornam o valor de carros algo exorbitante.
Portanto se há intenção de aumentar novamente a venda de carros 0 km é preciso que melhore, não apenas a forma de pagamento, mais também o valor absoluto do automóvel.
A solução para a queda na venda de carros 0km está nas mãos do governo e das grandes montadoras. Até quando eles ficarão de braços cruzados?















7 comentários:

  1. Agora que acabou a crise as empresas e o governo querem ter o seu lucro por completo. E as pessoas preferem comprar um carro mais barato, pois os okm estão muito caros agora, devido aos impostos e as taxas dos bancos.

    ResponderExcluir
  2. Com o "fim" da crise a isenção do IPI aderida pelo governo do país, voltou a ser cotado normalmente, assim fazendo com que os carros semi-novos, e usados, tivessem uma procura maior dos consumidores devido aos valores mais acessíveis as classe mais necessitadas!
    Stéphanie Taíne 3ºb/ Sociedade

    ResponderExcluir
  3. Nós sabemos que tudo que vem barato no começo o final é caro, e isso faz que os consumidores fica atento no final de suas conta. Depois do fim dessa crise com muitos lucro perdidos chego a a hora de recuperar.
    Franciele 3°b

    ResponderExcluir
  4. É a crise foi "tensa", não o automobilistico foi afetado como outros setores também. Agora é recuperar o prejuizo né!?

    ResponderExcluir
  5. é essa crise afetou muita gente,varias pessoas estão se recuperando ainda mas fazer o que tem que seguir em frente

    ResponderExcluir
  6. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  7. Ficarão de braços cruzados por muito tempo , creio eu pois do jeito que está , tá muito bem para eles tanto para o governo que lucra com juros e etc dos carros como para as montadoras que também ganham lucro com a quantidade de carros usados vendidos .

    Mariana Alves 3°B / Meio Ambiente

    ResponderExcluir