quinta-feira, 2 de setembro de 2010

“Alunos da rede pública passam a ter aula de educação financeira”

Período: 03/08/10 a 09/08/10
Título: “Alunos da rede pública passam a ter aula de educação financeira”


Resumo:
   O governo tem um projeto para incluir uma submatéria, nas redes públicas de ensino: A “Educação Financeira” ,que irá atuar junto com disciplinas como: Matemática, Português e Historia.


Crítica:
   Esse é um tema que leva os jovens a questionamentos, pois todos sabem da realidade em que nós, estudantes da rede pública, passamos com a falta de qualidade de ensino.
   Os alunos se perguntam. Se durante o ano letivo, o tempo não é suficiente para se aplicar todo conteúdo programado, com a introdução de mais uma matéria será que os nossos professores irão dar conta?
   Se pararmos pra pensar essa proposta é muito interessante, pois irá nos ajudar a administrar melhor nosso próprio dinheiro. Isso pode parecer fácil, mas saber controlá-lo requer muita atenção e responsabilidade.
   Mas qual é o interesse dos bancos em financiar esse projeto?
   A educação financeira tem como objetivo diminuir a inadimplência, que está cada vez mais presente na vida, não só dos jovens, que são o público alvo desse projeto, mas também da maioria da população, portanto, se as pessoas passarem a comprar apenas o que podem pagar, seja a prazo ou à vista, o banco será beneficiado.
   Nas compras a prazo, os altíssimos juros, no fim das contas vão para os bancos e quanto as compras à vista, é necessário um planejamento prévio e o acúmulo de dinheiro, que na maioria das vezes é guardado em poupanças bancárias, neste segundo caso o lucro é menor, mas de qualquer forma, esse dinheiro sempre chega aos bancos.Sem contar o provável abatimentos nos impostos que as empresas receberão por investir na educação.
   Enfim, o projeto está lançado. A questão é, ele realmente irá funcionar? Ou será mais um projeto do governo visando apenas a campanha eleitoral?


clique na imagem para ampliar




7 comentários:

  1. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  2. Legal essa noticia, essa é uma materia importante nosso dia-a-dia, e as pessoas devem se informar sobre isso...e vocês já estão fazendo.

    ResponderExcluir
  3. Concerteza foi um jeito de ganhar voto nessa eleição, porém é uma ótima idéia, estudos assim podem adaptar o aluno ao mercado, não só na economia, mais em saber seus próprios direitos,
    muito boa a iniciativa, espero que funcione !

    ResponderExcluir
  4. Isso seria muito bom se realmente funcionasse, pois os alunos já ia ter um breve noção de como planejar o futuro economico mais tarde. Com certeza isso é mais uma das propostas para ganhar ibope nessa eleição.

    ResponderExcluir
  5. Gostei da iniciativa espero que dê certo, apesar de ser concerteza uma forma para ganhar votos nessa eleição, mas pelo menos os alunos irão aprender a administrar o seu próprio dinheiro e planejar o futuro.

    ResponderExcluir
  6. Enfim uma iniciativa do governo que aparentemente está proximo á melhorar as condições da população. Apesar de sabermos que esse deve ser apenas mais um plano de conquista e manipulação de votos, quem sabe se isso funcionasse corretamente e nos anos posteriores, a nova geração de estudantes tenha oportunidades e conhecimentos melhores do que os nossos!
    Stéphanie Taíne 3ºb.

    ResponderExcluir
  7. se isto der certo irá ser muito bom pois ira reforçar o prendisado nas matérias,pois isso deve ser um modo de ganhar votação agora eles fazem de tudo

    ResponderExcluir