sábado, 18 de setembro de 2010

“O Brasil cresce como a Índia e um pouco menos que a China, diz IBGE”.

Período: 31/08/10 a 06/08/10
Título: “O Brasil cresce como a Índia e um pouco menos que a China, diz IBGE”.
Fonte: Site IG, dia 03/09/2010,

Resumo:
 O PIB, Produto Interno Bruto, do Brasil cresceu 8,8% do ano passado até este ano, esse crescimento foi semelhante ao da Índia e um pouco menor que o da China.

Crítica:
Esse desenvolvimento econômico brasileiro deve-se a relativa estabilidade política que o Brasil se encontra, pois isso faz com que os países estrangeiros se sintam mais seguro para investir em nosso país, e também do crescimento agropecuário, principal fonte de exportação brasileira.
O crescimento econômico indiano foi igual ao brasileiro, mas, por conta de sua enorme população, a 2° maior do mundo, a renda per capita acaba sendo menor que a do Brasil. Além disso, a Índia consegue ter uma população mais desigual, financeiramente, que o Brasil.
Porém esses crescimentos foram menores que o chinês, mas porque a China obteve maior crescimento?
Por ela possuir uma mão-de-obra muito barata, desperta o interesse de investimento estrangeiro, principalmente na instalação de multinacionais no país.
Com o crescimento do PIB brasileiro espera-se que a população esteja em melhores condições de vida. Mas será que isso realmente acontece? É o que deveria ocorrer, mas os benefícios praticamente não chegam á população, e o que as pessoas realmente percebem é o crescente aumento dos impostos. A carga tributaria do Brasil é semelhante a  de países desenvolvidos como Reino Unido e Holanda, mas a população brasileira não recebe em troca serviços públicos de qualidade. O que acontece é totalmente o contrario, por isso a população fica indignada e se pergunta: de que vale para nós, o sucesso econômico brasileiro?     

7 comentários:

  1. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  2. Para mim o sucesso economico não vale nada, eu nem participo dele, aliás só contribuimos na hora de pagar, e cade a retribuição ? somos os mais prejudicados, ta faltando valorização dos brasileiros, e mais interesse da parte dos jovem de lutar por isso !

    Caroline marqueti
    by: sociedade

    ResponderExcluir
  3. Legal vocês terem pego essa noticia... é bom para sabermos como anda coisa no nosso país.

    ResponderExcluir
  4. Isso é mesmo revoltante, o Brasil está crescendo e o que nós, brasileiros, ganhamos com isso?
    Só pagamos os impostos que estão cada vez mais altos e não nos beneficiamos em praticamente nada.

    ResponderExcluir
  5. Essa é a triste realidade que nós brasileiros temos que vivenciar. Em outras épocas talvez, esse fato seria um ótimo motivo de orgulho dos brasileiros, mas hoje em dia não, pois para que esse crescimento acontecesse houve maior "contribuição" das classe menos favorecidas, enquanto a famosa "elite" não sentiu o aumento dos impostos como a maioria da população que paga os impostos esperando melhorias para suas classes, tais elas que nunca ocorrem!
    Stéphanie Taíne, 3ºb/ sociedade.

    ResponderExcluir
  6. Vale de nada para nós, pois somos os mais prejudicados no final das conta, sempre sofremos com a falta de saúde e etc. Sem comenta o que eles ganha em cima de nós brasileiros.
    Franciele 3°b

    ResponderExcluir
  7. pode mudar a economia do brasil mas nós brasileiros nao teve retribuição nenhuma

    ResponderExcluir