sexta-feira, 3 de setembro de 2010

“Estudo aponta aumento da concentração na produção de soja em MT”

Período: 17/08/10 a 23/08/10
Título: “Estudo aponta aumento da concentração na produção de soja em MT”

Resumo:
Muitos grupos agrícolas aumentaram significativamente a área de plantação de soja no Mato Grosso.

Crítica:
Esse aumento gera a expansão das exportações e maior ralação com os EUA e a Europa. O interesse em aumentar a relação com esses países é devido a divida interna que o Brasil possui.
O aumento dessas lavouras mostra o desenvolvimento da cultura para exportação e a queda na cultura para consumo interno. Gerando lucro para os grandes latifundiários e prejuízo não só aos pequenos produtores, mas também à população.
Mas os pequenos produtores são os únicos prejudicados por essa expansão?
Aí é que está o problema. O meio ambiente é degradado, uma vez que grandes plantações exigem grandes desmatamentos, além da população que sofre mais ainda com a fome, pois com o aumento do espaço para cultura de exportação diminuem-se os espaços onde poderiam ser plantados alimentos básicos como: trigo, arroz, feijão, entre outros.
Mas a fome no mundo é realmente causada pela falta de alimento, ou é resultado da má distribuição do mesmo?
Na verdade, foi reconhecido pela ONU que o problema não é a falta de alimento, porém a queda em  sua produção pode gerar aumento nos preços, aumentando assim, a fome e a miséria. Já que o número de famílias sem condições de suprir suas necessidades básicas de alimentação se elevaria.
Então, pensemos: Será que vale a pena manter boas relações internacionais enquanto a população brasileira passa fome?

Charge:




8 comentários:

  1. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  2. Abordaram bem essa noticia...porque nen todos sabem o porque da variação de preço dos alimentos, isso serve bem para mostrar umas das causas.

    ResponderExcluir
  3. - e mais uma vez somos prejudicados, por problemas que são do governo, muitas familias tentam sustentar suas familias, e sempre estão apertados no fim do mês. O governo adora fazer ajustaes no preço das mercadorias, mas e o ajuste salarial nunca acompanha a inflação !

    ResponderExcluir
  4. E denovo o governo e os grandes latifundiarios é que saem ganhando e nós perdendo; a população passa fome e fica na miséria enquanto eles têm boas relações internacionais!

    ResponderExcluir
  5. E como já estamos acostumados a ver, mais uma vez quem sai ganhando é o governo, esse aumento na produção da soja, até agora só serviu para a expansão das exportações e maior relação com EUA e Europa, pois aqui no país houve queda na cultura para consumo interno.
    Stéphanie Taíne, 3ºb.

    ResponderExcluir
  6. O governo mais uma vez não presta atenção no que acontece aqui no Brasil. Na verdade o que importa á eles é a relação com os internacionais, e enquanto isso quem sofre as consequências é aqueles que vive na miseria.
    Franciele 3°b

    ResponderExcluir
  7. mais um erro do governo e quem sofre com isso é a gente e principalmente as pessoas mais necessitadas

    ResponderExcluir